domingo, 12 de maio de 2013

A Magia dos Cristais

Os Cristais são seres de luz que guardam uma memória milenar energética capaz de afectar toda a atmosfera de ambientes e alterar estados de ânimo dos seres vivos. Usados nos tratamentos e rituais,devem ter bom aspecto, não possuir defeitos que alteram a energia primordial da pedra.
O principal uso dos cristais nos rituais mágicos tem como objectivo reequilibrar forças e harmonizar energias. E nada mais eficaz que a utilização desses seres de luz directamente sobre os sete principais túneis ou centros energéticos do corpo humano, também conhecidos como chakras.
Esses centros de energia são como válvulas abertas que trocam a energia que emerge da terra em direcção ao cérebro, despertando cada centro de energia que fica, na verdade, alinhado ao longo da coluna vertebral.
Contam os indianos que a deusa Shakti é quem baila de chakra em chakra para despertar o deus Shiva com a sua dança. Ambos os deuses simbolizam a iluminação e a harmonia do ser espiritual humano em sua dualidade masculina e feminina. Assim, quando o bailado da deusa se inicia, estamos no primeiro chakra, no despertar da Kundalini, a serpente de energia que passeia e se evolui pelos chakras, para se unir grandiosa à energia do Plano Espiritual, através do chakra Coronário, que fica bem no alto da cabeça.

A Grande Viagem da Serpente de Energia pelos Chakras do Corpo Humano

A viagem pelos sete principais pontos de energia do corpo humano, começa no primeiro chakra, que em sâncristo chama-se Muladhara que quer dizer fundação, base, raiz.

Primeiro Chakra: Tem seu ponto primordial exactamente entre a genitália e o ânus. Mas sua área de abrangência é a mesma da região correspondente aos órgãos internos do aparelho excretor.
Sua principal função é a ligação de energia telúrica com o corpo. É a porta de entrada desta energia e por isso rege nossos instintos, nossa sexualidade e agressividade.
Qualquer disfunção deste canal energético desequilibra o nosso corpo, bloqueia ou descontrola a nossa sexualidade e nossos impulsos mais naturais.
Muitas vezes, tais bloqueios geram dor, mesmo que não haja qualquer mal estar físico.
Mas, a utilização correcta dos cristais nesta região que ocupa todo o baixo ventre, pode ajudar-nos e muito. Antes, deveremos limpar e programar o cristal que queremos utilizar neste capítulo. Depois, observar na ilustração a área corporal de abrangência deste chakra e seguir com os exercícios.
Mas cuidado! Se você estiver sofrendo de algum mal físico, o cristal não o restabelecerá sozinho. É imprescindível o acompanhamento médico. O efeito do cristal, nestes casos, é de auxiliar no restabelecimento e confortá-lo emocionalmente.

Cristais do Primeiro Chakra (Muladhara)

Hematite: Tem a qualidade de estabelecer um elo de ligação entre a essência vital e as energias mais fortes do plano terrestre. Fortalece a coragem e a vontade, revitaliza o fluxo sanguíneo. Mantém os corpos subtis ligados aos corpos terrestres, harmonizando a relação entre ambos.

Granada: Proporciona a revitalização dos desejos sexuais.
Aumenta a energia física, a autoconfiança, impulsiona mudanças rápidas. Ajuda a doentes renais que sofrem com os cálculos.
Obs: A granada amais deve ser utilizada em jóias como brincos e colares, principalmente se quem as usar tiver um temperamento muito explosivo e impetuoso. Com a granada, essas qualidades ficam mais evidenciadas, o que pode prejudicar a convivência com outras pessoas e alterar o seu estado físico, causando irritabilidade incontrolável, aumento da pressão sanguínea, dores de cabeça e taquicardia.

Segundo Chakra: Centro de energia é o Chakra Umbilical. Svadhisthana é o seu nome em sânscrito, antiga língua indiana, e significa "Morada do Senhor". É o ponto que a Kundalini atinge, onde a deusa Shakti desperta o desejo sexual e a troca emocional com Shiva. Neste ponto, temos o centro das emoções humanas. Aspectos emocionais que vão da alegria à inveja. Capacidade de fantasiar a realidade e de ter fantasias sexuais.
Está localizado na direcção da primeira vértebra lombar, no baixo ventre, e abrange o aparelho sexual e reprodutor do homem e da mulher.

Cristais do Segundo Chakra (Svadhisthana)

Calcita Laranja: Usada nos trabalhos de realinhamento de energia Kundalini no segundo Chakra, a calcita laranja aumenta a energia criativa e estimula a energia sexual. Facilita as expressões emocionais e aumenta a autoconfiança. Ajuda a tratar problemas causados pelo descontrole emocional. Auxilia na produção do leite materno.

Pedra-da-Lua: Aumenta o nível de consciência emocional do homem. Realiza uma conexão com a Lua e o aspecto feminino de nossa natureza emocional.
Propicia a expansão das emoções.
Para as mulheres, é uma valiosa aliada durante as flutuações dos ciclos menstruais.
Para os homens, é auxiliar no equilíbrio de sua natureza feminina (sensibilidade, intuição,clarividência, mediunidade).
É auxiliar no tratamento da hipertensão, problemas hormonais femininos e masculinos, desintoxicação, dor de cabeça, febre e tosse. Harmoniza a mulher durante a gravidez e o parto.
Na Lua Cheia: Melhora o aspecto físico, favorece o amor.
Na Lua Minguante: Ajuda a aumentar a clarividência.
Na Lua Nova: Aumenta o dom da premonição.
Na Lua Crescente: Aumenta a fertilidade e favorece e as relações sociais.

Terceiro Chakra: Está localizado a aproximadamente oito centrímetros acima do umbigo.
É o centro de energia que chamamos de Plexo Solar e que em sânscrito é conhecido como Manipura, que significa "Cidade das Gemas".
O Plexo Solar é o centro de energia do corpo humano que está directamente relacionado à glândula pâncreática. Esta glândula é responsavel pelo controle da vida emocional, pelo fogo digestivo e pela digestão dísica. Aqui se concentra toda a energia de que dispomos, para fazer valer nossa personalidade, nossa força de vontade, a certeza e a lucidez do que se quer e do que se é na vida. Por isso o Plexo Solar reflecte a afirmação do Ego. E também expressa a nossa aceitação pacífica do que somos e da missão que temos dentro do Universo.

Cristais do terceiro Chakra ( Manipura)

Citrino: Ajuda a livrar-nos de medos e pesadelos, afastando toda a sensação de auto-destruição. O Citrino é a pedra que reflecte o poder solar. Por isso fortalece a vontade, a vitalidade ajudando-nos a ter poder físico, auto confiança e senso de direcção e utilização da consciência.
Favorece os lucros e todas as actividades que geram dinheiro e fartura.
Auxilia no tratamento da má digestão, prisão de ventre, problemas respiratórios causados pelo diafragma, rins, pulmões, fígado, bexiga, deficiências nutritivas, diabetes e problemas causados pelas glândulas endócrinas.

Âmbar: O âmbar é um produto expelido pelo cachalote, um animal parecido com a baleia.
Não é portanto um cristal de rocha. Mas como passou pelo processo natural de petrificação, é considerado um poderoso aliado do homem no fortalecimento dos órgãos digestivos, das glândulas endócrinas, cérebro, tecido neurológico e ouvido interno.
Nas infecções respiratórias ajuda a equilibrar o organismo e a diminuir o incômodo das inflamações, causadas pelos vírus.
Favorece a memória, a coragem de tomar decisões. É um amuleto contra a negatividade e a falat de dinheiro. Aumenta o prazer carnal e ajuda a combater a impotência.

Quarto Chakra: Este  é o centro de energia que está localizado na altura do coração. Além da área de abrangência deste chakra ter correspondência com o coração, esta  estende-se até às palmas da mãos, como uma extensão de expressão e cura deste centro energético. A glândula que tem relação com o Chakra Cardíaco. Uma disfunção deste chakra pode ser decorrente de problemas hormonais provocados pela Timo, que é a glândula do crescimento  e da juventude eterna.
O Chakra Cardíaco está bem no meio dos outros Chakras.
É portanto, o transmutador de energia entre os chakras espirituais (5,6 e 7) e os materiais (1, 2 e 3). Centro de todo o sistema e da própria Kundalini, o chakra cardíaco é a força motriz do Amor Cósmico e a expressão do amor em sua máxima plenitude, desapegado e livre das ilusões das aparências.
Equilibrado, o chakra cardíaco intensifica o poder de realização de todos os desejos humanos, controlando os sentidos e permitindo que a pessoa flua livremente sem obsctáculos. Fé, devoção, arte devocional, harmonia, inspiração e optimismo são reservas dos domínios do Chakra Cardíaco.

Cristais do Quarto Chakra (Anahata)

De todas as pedras, uma das mais populares é o Quartzo Rosa, que até o mais distante leigo reconhece como a pedra do amor. Além desta, o verde do Quartzo, da Esmeralda e da Turmalina Verde e Rosa (melancia). Todas as pedras rosa e/ou verde pertence a este chakra.

Quartzo Rosa: Na verdade o quartzo rosa favorece o amor próprio, a aceitação do outro, ajudando-nos a expressar a ternura. Inspira as artes e estimula a imaginação.
É ele que nos alivia das mágoas que se perpetuam no coração. Falta de estímulo para o amor, falta de satisfação das necessidades emocionais básicas, baixa estima e falta de amor podem ser superados com a ajuda do quartzo rosa nos exercícios de rearmonização dos centros energéticos do corpo.
Ajuda no tratamento do stress, enfermidades do aparelho circulatório e respiratório, fígado, rins, ovários e doenças venéreas.

Quartzo Verde (Aventurina): O quartzo verde acalma e tranquiliza a mente e o coração, revitalizando as forças físicas. É utilizada para dar conforto ao coração, fazer cessar a taquicardia, e restabelecer o equilíbrio emocional.
Fortalece ainda a visão e o sangue. E se for utilizado nos cremes para a pele, potencializa o seu efeito rejuvenescedor e curativo.
Auxilia as pessoas a dominar a ansiedade e o medo, favorecendo a alegria e a clareza de raciocínio.

Quinto Chakra: Este é o primeiro dos três chakras espirituais. Aqui, a deusa Shakti começa a segunda parte de seu bailado, na intenção de harmonizar-se com o deus Shiva. Para isso atribuiu a este centro energético o poder de expressar os sentimentos e as emoções. O chakra Laríngeo é conhecido em sânscrito como Vishuddha, que significa Puro.
Sua área de abrangência corresponde ao plexo da carótida, nuca e garganta. A glândula deste chakra é a Tiróide.
Este chakra rege os atributos da comunicação verbal e portanto, a capacidade de expressão daquilo que desejamos e precisamos, através da palavra. É o centro energético que favorece a memória, o juízo correcto e a consciência de nossa tarefa na Terra.

Cristais do Quinto Chakra

O quinto Chakra domina o conhecimento e a purificação do plano humano ( quatro chakras inferiores) no Cósmico. É a manifestação do Mestre, do Guru. Uma de suas pedras é a Turquesa.

Turquesa: A turquesa é a pedra do equilíbrio das emoções.
Estabelece a clareza na comunicação, favorecendo a confiança na própria habilidade para comunicar-se. Auxilia as pessoas a ciarem atalhos, cheios de imaginação e criatividade, para estreitar a distância entre as outras e resolver problemas aparentemente insolúveis.
Tem a reputacção de ser a pedra que protege contra vibrações maléficas do ambiente. Favorece o sucesso, a sorte, a alegria de viver, a cura, a amixade e a leveza de pensamento. É recomendado como amuleto para aqueles que percorrem caminhos perigosos e difíceis.
Protege contra acção de produtos químicos, ajudando a eliminá-los com mais rapidez e eficácia.
Quando a turquesa altera a sua tonalidade, eis aí um aviso: Cuide  da saúde e previna-se contra a acção de pessoas perversas.
É utilizada no auxílio às enfermidades imunológicas e cardíacas. Auxilia também no tratamento das doenças da garganta, da nuca e pescoço, olhos e narinas, músculos e deficiências nutricionais. Ajuda na protecção contra radiacções.

Sexto Chakra: Este é o centro de energia do corpo  ligado directamente à terceira Visão. O ponto entre as sobrancelhas .
Em sânscrito, o seu nome é Ajna, que quer dizer autoridade, comando. Embora seu ponto principal seja entre as sobrancelhas, abrange também a área da testa.
Seus principais atributos são a clarividência ( Eu vejo Deus claramente em todas as coisas e seres vivos), e a visualização de imagens que, uma vez na tela mental, fortalecem idéias, criativas seguidas de acções adequadas para torná-las reais. Realização plena.
Região que corresponde à glândula Pituitária. É nela que se concentra a energia da verdadeira consciência da felicidade, que os indianos chamam de Sat-Chit-Ananda. A revelação do Ser Divimo Interior, o Mestre Espiritual de cada um de nós, se dá a partir da energização e compreensão deste chakra.
Com o sexto chakra equilibrado com os demais, o homem consegue ver além das aparências. Consegue ver com os olhos da alma e assim viajar nas dimensões do passado, presente e futuro.

Cristais do Sexto Chakra (Ajna)

Lápis-Lazuli: Uma das mais importantes pedras do Sexto Chakra, é o lápis-lazuli.
O uso desta pedra nos exercícios de harmonização purifica a mente, prepara a alma para livrar-se do passado. Auxilia no desenvolvimento do poder intuitivo e mental, possibilitando a livre expressão da força espiritual.
O lápis-lazuli fortalece o poder de irradiação da vontade.
Todas  as formas de companheirismo, coragem, cooperação são beneficiadas.
É utilizado para o tratamento de doenças oculares, entorses, câncer, diabetes, incontinência urinária, nervosismo. Fortalece os vasos sanguíneos, o sistema imunológico, os órgãos dos sistemas respiratórios e digestivo.
Ajuda a aliviar a depressão, a nostalgia, o stress e a falta de auto-confiança. Favorece a revelação de emoções escondidas.

Ametista: Afasta a consciência do sentido egocêntrico.
Incentiva a humildade, despreendimento e desapego da realidade para se aproximar do estado verdadeiro da mente superior. É conhecida pelos místicos como a pedra da morte e da aceitação da vida.
É utilizada com sucesso nos exercícios de desenvolvimento da auto-disciplina, no desenvolvimento espiritual. Ajuda a desvendar a mensagem dos sonhos.
Elimina o medo, a ansiedade, o desgosto, a falta de amor, e faz com que nos sintamos mais próximos do Ser Infinito.
É recomendada como auxiliar nos tratamentos do nervosismo e de todas as patologias a que dá origem. Ajuda no tratamento do alcoolismo, colocada no ponto sobre o umbigo, na insônia, na produção de hormônios, na coordenação motora, na hipoglicemia, doenças venérias e daltonismo.

Sétimo Chakra: O Chakra Coronário é sétimo centro de energia do corpo humano e tem, em sânscrito, o nome de Sahasrara, que significa De mil Pétalas. Também conhecido como o centro da Coroa é, para os indianos, o Portão de Brahma, a Lótus de Mil Pétalas, o Portal da Luz.
É através do sétimo chakra que conseguimos a União definitiva com Deus. Eu sou Deus  a integração de todo o ser físico, mental, espiritual e emocional. É o êxtase da vida, quando todos os valores materiais passam a ser definitivamente assunto do mundo terreno. Estamos, no sétimo chakra, na plenitude da luz, em pleno tempo de amar.
Nos três chakras inferiores, conhecemos o tempo de ter.
No quarto chakra, o tempo de amar, e nos Chakras Superiores, o tempo de ser plenamente. Nenhum de nós viverá tempo de amar sem antes ter conhecido os tempos de ser e de ter. É por isso que a plenitude absoluta do amor dificilmente é experimentada por aqueles que não transcederem os limites da carne,
O sétimo centro de energia do corpo está localizado no alto da cabeça, no ponto que corresponde exactamente ao centro da mesma.  A área de abrangência refere-se ao ponto da Glândula Pineal e rege os contactos do corpo físico com o Plano espiritual.
É o grande encontro de Shiva e Shakti, o êxtase da união da natureza humana.

Cristais do Sétimo Chakra (Sahasrara)

Quartzo Branco: Atende a todos os propósitos de harmonização com o Chakra Coronário. Sua poderosa energia, facilita e estreita a relação com entidades espirituias e o sentimento de divindade dentro de cada um de nós. O quartzo branco porpociona equilíbrio e iluminação, comprovando que o Plano Material pode ser tão perfeito que será capaz de reter e reflectir a luz branca pura e cristalina, simbolo da perfeita harmonia com as Forças Cósmicas.
Usada com as demais pedras, amplia seus poderes, É utilizado em terapias para ajudar a modificar formas de pensamento, emoções. Ajuda na amplificação dos pensamentos. Aumenta o poder de concentração. Pode substituir qualquer outra pedra, seja em terapias físicas ou espirituais. O quartzo branco possui todas as cores do prisma e pode nos ensinar como energizar todos os sete chakras ao mesmo tempo, enquanto nos sintonizamos com a Luz Cósmica.
É um grande purificador de auras. Vibra a aura a uma fraquência tão alta que facilita a dissolução e liberação das sementes kármicas.
A aura se enche de energia e seu colorido é intensificado, o que possibilita sua visualização.
O quartzo branco é utilizado para todos os fins e contra todos os males. Harmoniza ambientes e pessoas, dispersando a negatividade no campo energético.

NOTAS IMPORTANTES

Muitas são as apresentações do quartzo branco, mas sugerismos algumas, que são fáceis de serem encontradas, para uso pessoal ou em ambientes.

Drusas: São agregados de cristais de terminação  única. A base de todos eles é uma só. É, na verdade, um pedaço da rocha, sem qualquer tratamento.
É bastante útil na purificação de ambientes e para recarregar pedras usadas nos tratamentos com cristais ( quando são colocadas directamente sobre elas).

Bolas de Cristal: Usadas para fins de purificação e harmonização do ambiente. Emitem vibrações em todos os sentidos direccionais. Devem ser límpidas, sem defeitos e sem rachas. Por mais que estes possam transmitir a elas um efeito embelezador, é melhor que as bolas de cristal de quartzo branco ou de qualquer outro sejam perfeitas. Se não for assim, as bolas emitem vibracções horríveis de desarmonia. Alguns cristaloterapeutas consideram que as rachas e defeitos provocados, prejudicam a fluidez de energia da pedra, tornando-a nociva. O mesmo conceito não é válido para as rachas normais, produzidas pela própria natureza.
O melhor cristal para seu usado no corpo é aquele em estado bruto, sem sofrer rolamento. Os cristais que terminam em pontas naturais ou que contenham estrias, como o quartzo branco, ametista, citrino, turmalinas, topázios, água marinha e kunzita, poe exemplo, devem ser utilizados em sua forma natural, pois a energia dos mesmos flui no sentido de suas pontas e através das estrias. Por isso, se estas pedras sofrerem qualquer processo mecânico ou químico que altere a sua natureza, o seu valor energético fica inválido.
vale ressaltar que a lapidação é a arte de iluminar a pedra.
No entanto a pedra, mesmo lapidada, pode ser carregada ou não de força negativa, caso este seja o estado de espírito do lapidador.
Ás vezes acontece da pedra ser tolhida na energia que ela emite, quando a lapidação não respeita a direcção de seus raios. Outra lapidação que não recomendo é a que mostra claramente algum defeito da pedra. Uma leve racha, uma pequena nervurinha, pode causar muita desarmonia para quem usá-la. A pedra deve ser pura, límpida, perfeita. Nunca use uma jóia em que a pedra não corresponda a estas características.

Pérola: Para os ciganos, as pérolas significam lágrimas.
Na realidade, a pérola não é um cristal, e sim o resultado de uma cristalização, que pode se dar por processo natural ou cultivado, no interior de uma ostra. As pérolas concentram em sua memória toda a história de vida de quem as usa. Portanto, jamais deve ser herdada por ninguém, pois a história pessoal que ela registra jamais é apagada de sua memória. Assim, as vibrações boas e ruins passam através da pérola, que sofre a influência da Lua, de uma pessoa para a outra.
Também nos anéis de compromisso jamais devem ser usadas pérolas, pois transmitem tristeza para a maioria das pessoas que as usam. os fios de pérolas devem ser confeccionados com as peças o mais perfeitas possíveis.
Cultivadas ou naturais, as pérolas defeituosas atraem energias desagradáveis para nós.

Cristais dos Três Primeiros Chakras

Todos os cristais dos chakras inferiores, devem ser usados preferencialmente em jóias como anéis, pulseiras e tornozeleiras.
De outra forma, costumam alterar significativamente o humor das pessoas, deixando-as impacientes e irrascíveis, mesmo que momentaneamente.

VOCÊ COMPROU SEU CRISTAL, E AGORA COMO TRATÁ-LO?

A energia do cristal desconcentra-se porque a pedra passa por muitas pessoas, até chegar a você. Além de empoeirada, a pedra está meio "cansada" de um trajecto tão complicado. Então, antes de usá-la é preciso que ela seja limpa e reenergizada. esta preparação torna a pedra nossa aliada, nosso pontinho de energia e equilíbrio que nos escolheu para facilitar a nossa vida.

1 - Numa vasilha com água mineral fria, coloque um punhado de sal marinho ou de sal grosso, que não contêm iodo. Coloque as pedras cuidadosamente mergulhadas nessa solução, durante 24 horas. Coloque a vasilha ao ar livre.

2 - No dia seguinte, recolha as pedras, lave-as em água mineral e coloque-as em contacto directo com a terra, entre planats ou árvores, por mais 24 horas. Pode ser num canteiro, num vaso ou num jardim. Se a pedra que você está energizando não for ametista, ela deve ser posta ao Sol.

3 - No dia seguinte, recolha as pedras já limpas e energizadas, lave-as, se houver algum resíduo, e guarde-as para realizar a programção de cada uma delas.

PROGRAMANDO O SEU CRISTAL

Sua pedra precisa saber o que ela, que o escolheu directamente ou indirectamente, pode fazer para ajudá-lo(a).
Para isso é preciso programá-la. É preciso dizer o que você quer dela. Isso é simples e surpreendentemente agradável.
A programação deve ser feita para cada uma das pedras. Se a pedra for um cristal com ponta, colocamos a sua base no centro da mão esquerda (área de abrangência do chakra cardíaco) e o cobrimos com ã mão direita ( também extensão do chakra cardíaco).Fizemos assim, um círculo envolvendo nossa pedra. repetimos então a nossa intenção para com aquele cristal. E dizemos clara e directamente o que desejamos dele. É claro que não se trata de uma ordem mental, mas de um pedido que parte de um ser humano para um ser cristalino. Repita o pedido da programação sete vezes. "Eu estou fazendo esta programação para (mim ou outra pessoa), contra qualquer tipo de energia maléfica, contra assaltos, contra doença, contra vícios, contra agressões, contra a miséria, contra o desespero, etc".
Se o seu filho desejar ter um pequeno cristal bruto ( as crianças adoram as pedras), ensine-o a programar o próprio cristal.
As crianças, principalmente as menores de oito anos, tem uma facilidade muito grande para expressar o que desejam das pedras e de seus Anjinhos da Guarda.
Um outro tipo de programção: coloque a pedra sobre o Terceiro Olho e emita para ela, por várias vezes, o seu programa. Você escolhe o número de vezes que deve repetir o programa, conforme a vibração que a pedra lhe passar.

FAZENDO MAGIA COM CRISTAIS

Os cristais ou pedras emprestam-nos energia e força no exercício de reequilíbrio energético do corpo.
Colocadas directamente sobre o chakra que desejamos energizar, melhoram consideravelmente seu estado energético.
Após limpeza e programação das pedras, poderemos dispô-las sobre os chakras, para rearmonizá-los e assim conseguir bons resultados como terapia auxiliar no tratamento de doenças físicas e psíquicas.
Nos rituais de Magia com as Velas, torna-se valiosa a utilização do cristal, que se carrega ainda mais de força, aumentando a carga vibratória da Magia que utilizamos para ter algum resultado prático material ou emocional.

Exercício: Num ambiente tranquilo, coloque uma música suave e acenda um incenso adequado para o seu objectivo. Relaxe. Sinta a respiração por alguns minutos e concentre-se em todas as partes de seu corpo, uma a uma, da cabeça aos pés.
Coloque a(s) pedra(s) no(s) ponto(s) relativo(s) aos(s) Chakra(s). Viaje na energia que a pedra quer passar para você e perceba todos os sinais que lhe são emitidos. Registe tudo num caderno de notas, até conseguir bons resultados.

A pedra é que nos escolhe e que com muito gosto se doa a nós. . Por isso, se você perder o seu cistral, ou se inexplicavelmente ele desaparecer, fique feliz. A missão que ele tinha com você foi cumprida.

Sibyla Rudana.






Sem comentários:

Enviar um comentário